Sono do bebê: conheça os principais erros
Sono do bebê: Conheça os Principais Erros
Soninho do bebê
Não cometa esses erros!
Quem é mãe sabe muito bem que colocar o bebê para dormir pode ser um tremendo desafio. Por isso, é preciso muita paciência e entender como funciona todo o processo. No entanto, o que acontece é que muitas mães acabam errando em alguns detalhes.
Conheça quais são os principais erros cometidos quando o assunto é o sono do pimpolho. Leia todo esse post que preparamos para você e faça o seu bebê dormir como um anjinho.
Sono do bebê, principais Erros
Associar o sono a alguma atitude
O primeiro erro é associar o sono a alguma atitude. Fazer dormir sempre no carrinho, passeando de carro, mamando ou balançando pode trazer complicações. “O motivo é simples: quando o bebê tiver um pequeno despertar no meio da noite ele não terá como reproduzir sozinho esta situação e precisará dos pais para voltar a dormir”. diz.
Esperar que o bebê durma a noite toda
O Segundo erro é criar expectativa de que o bebê durma a noite toda, porém, normalmente, isso não acontece antes dos três meses de vida o que pode frustrar as mamães de primeira viagem. Durante essa fase, o bebê ainda não se desenvolveu neurologicamente. Por isso, ele não vai dormir a noite inteira.
Somente a partir dos quatro meses é que o organismo começa a produzir o hormônio que induz ao sono, conhecido como melatonina. Por isso, tenha a consciência de que, até por volta dos nove ou dez meses, ele vai acordar menos vezes, mas vai acordar, nem que seja para mamar.
Sono do bebê: Conheça os Principais Erros
Não deixar o bebê dormir de dia
O terceiro erro é que muitas mães acreditam erroneamente que quanto menos o bebê dormir de dia, mais tempo dormirá a noite. Por isso, acabam privando o pequeno das sonecas durante o dia por acharem que vão dormir melhor no período noturno. Mas esse é um erro grave.
Se você impede que o seu bebê durma de dia, ele pode ficar estressado por causa da produção de cortisol (hormônio do estresse), o que pode dificultar o sono a noite. O pimpolho está sonolento depois da papinha do almoço? Deixe ele tirar aquela soneca.
Sono do bebê, saiba alguns erros
Achar que a rotina da família não atrapalha o sono do bebê
O Quarto erro acontece porque os pais acreditam que hábitos da família em nada influenciam o sono do bebê. Ledo engano! Quando uma família ganha um membro novo, ela precisa estabelecer algumas mudanças em toda a rotina da casa.
Ou seja, se você tem o hábito de dormir só de madrugada, vive ansiosa ou estressada, não tem hora para nada, seguramente, a criança vai sentir os impactos negativos em seu sono. Por isso, os pais devem ter uma rotina saudável para tudo funcionar bem.
Forçar a barra para fazer o bebê pegar no sono
O Quinto erro acontece quando as mães acabam forçando a barra para fazer o bebê pegar no sono. Porém é preciso entender a real necessidade dos pequenos, pois diversos fatores podem influenciar o soninho deles.
Se o bebê está com dificuldades para dormir, veja como anda o desenvolvimento dele, bem como a parte emocional, física e até a nutricional. É um conjunto de fatores que precisa ser analisado, que vai muito além da mamadeira, do banho e das canções de ninar.
Conclusão
Não e fácil, sabemos disso. Mas o sono do seu bebê pode ser muito mais tranquilo se você seguir nossas dicas acima. Faça o teste e veja a diferença!