Dicas para tirar o bebê das fraldas
Dicas para tirar o bebê das fraldas
Você que é mamãe de primeira viagem, sabe qual a hora certa e como tirar o bebê das fraldas? É uma pergunta que deixa muita gente na dúvida. Mas não se preocupe com isso, pois não é nenhum bicho de sete cabeças.
Esse post traz dicas simples, mas que vão ajudar a tirar o bebê das fraldas sem ele nem perceber. Em pouco tempo e com algumas atitudes da sua parte, esse processo será bem fácil. Aproveite a leitura!
Propicie uma rotina estável para a criança
Criar uma rotina saudável para a criança é fundamental. Ela precisa saber que as suas idas ao banheiro têm relação com a ausência de fraldas e, por causa da frequência, acaba se acostumando a ficar sem elas. Mostre como se usa o vaso sanitário quando ela precisar fazer suas necessidades.
Antes de mais nada, explique a criança os motivos que ela não está usando mais fralda e que toda vez que sentir vontade de fazer xixi ou cocô, precisa ir ao banheiro. No início, você pode se deparar com roupas molhadas ou sujas, mas com o passar do tempo, essa ocorrência diminui.
Tirar o bebê das fraldas: aproveite o verão
Em dias de temperaturas mais altas, o processo de tirar o bebê das fraldas pode ser mais fácil. Isso porque é possível deixar os pequenos andarem sem roupa pela casa durante uma parte do dia, facilitando o desfralde, além de ser muito divertido para eles.
Além de gerar menos desconforto para a criança, ela vai acabar se acostumando com a ausência das fraldas. Mas esteja disposta a voltar atrás, caso encontre resistência por parte dela, mas sem demonstrar indignação.
Nada de críticas ou castigos
Essa é uma fase delicada e que pode ser desafiadora para os pais. É fundamental não criticar a criança e passar tranquilidade para ela. Jamais a reprima caso encontre xixi ou cocô pela casa. Isso só vai atrasar ainda mais todo o processo de tirar o bebê das fraldas.
Você precisa ter maturidade suficiente para entender que isso é só um momento passageiro. Apelar para castigos pode trazer consequências emocionais para a criança e até deixa-la com intestino preso.
Calcinhas, cuecas e protetores
Tirar o bebê das fraldas não é tão complicado quanto parece. Você pode investir em calcinhas ou cuecas que vão proporcionar mais conforto ao pequeno e evitar que ele fique molhado o tempo inteiro. Essas peças são uma mão na roda.
Já os protetores absorventes para o colchão podem ser usados pelas mamães que vão começar o desfralde noturno. Uma boa dica é explicar para a criança porque ela está usando aquela peça. Esse diálogo pode ser bem útil.
O fato é que, na hora de tirar o bebê das fraldas, evitar comparações, paciência e muito bom humor são primordiais para que o processo seja o mais tranquilo possível, tanto para os pais quanto para a criança.