Back to Blog
bebês

6 Coisas que os bebês fazem e você não sabia

Postado Por: Redação Categoria: Bebê

Descubra algumas coisas curiosas que os bebês conseguem fazer

Os bebês são extremamente fofinhos e dependentes da mãe, dessa forma, algumas pessoas ignoram o fato de que eles podem fazer bastante coisa, mesmo ainda não desenvolvendo todas as funções básicas de um ser humano cognitivo.

A medida que os bebês crescem, eles desenvolvem várias habilidades necessárias para sobreviverem. No entanto, eles são capazes de fazer muito mais do que imaginamos. Sendo assim, fizemos uma lista com algumas coisas que os bebês fazem e possivelmente você não sabia.

bebês

 

Eles distinguem rostos

Embora os bebês passem a impressão de que não são tão bons em reconhecer pessoas pelo rosto além da mãe, um experimento feito na University of Sheffield, mostrou que bebês de seis meses são tão bons quanto adultos na hora de reconhecer rostos humanos e de outras espécies, como os macacos.

Enquanto os adultos vão perdendo a capacidade de reconhecer feições de diferentes espécies e raças a medida que envelhece, os bebês carregam essa capacidade até certa idade.

 

Capacidade de julgar

Pesquisadores montaram um experimento no qual alguns bebês entre seis e dez meses de vida, assistiram a um show de marionetes. Enquanto um dos bonecos escalava uma montanha enquanto outros dois o ajudariam ou o impediriam de subir, respectivamente.

Esses dois últimos bonecos foram oferecidos às crianças, que preferiam brincar com o boneco ajudante, em vez de brincarem com o que atrapalhou o “alpinista”. Dessa forma, os pesquisadores concluíram que os bebês sabem mais do que aparentam.

 

Aprendem um novo idioma na barriga

Aprender um novo idioma é um processo muitas vezes lento e complicado para alguns, no entanto, esse não é um problema dos bebês.

Isso porque pesquisadores acreditam que os bebês aparentemente aprendem sua língua nativa ainda no útero, ouvindo suas mães. Um grupo de cientistas gravou os sons de vogais na língua nativa de alguns bebês e estudaram as reações deles.

Além disso, durante o experimento os bebês chupavam chupetas conectadas a um computador, que através do tempo que eles usavam a chupeta, conseguiam analisar que sons eram familiares para as crianças.

Chupar por um período curto significava que o som era familiar e vice-versa. Dessa forma, no fim das contas, parece que os bebês conseguiam reconhecer sons tocados em sua língua materna.

 

Recém-nascidos podem nadar

Um grupo de cientistas resolveu colocar 36 recém-nascidos dentro d’água e descobriram que eles sabem instintivamente prender a respiração.

No entanto, não é só isso: Em outro experimento, os pais seguraram os bebês debaixo d’água e perceberam que eles começaram a chutar e mover as pernas, em um movimento para mantê-los flutuando.

Por fim, esses estudos serviram para provar que os bebês têm a capacidade instintiva de nadar.

 

Os recém-nascidos causam nas mães o mesmo efeito que as drogas

Geralmente as mães ficam extremamente realizadas e mais calmas quando têm um bebê. No entanto, existe uma explicação científica pra isso. Quando a mulher engravida, seu corpo começa a produzir oxitocina, substância que surge em nossos momentos mais felizes.

A oxitocina também é conhecida como ‘hormônio do amor’ e quando a mãe amamenta seu bebê, ela têm uma onda de oxitocina, trazendo uma sensação de bem-estar e felicidade.

 

Eles podem falar com um cachorro

Você pode até não entender o que seu pet quer dizer quando começa a latir, entretanto, um bebê possui essa habilidade, segundo um estudo com crianças de seis meses de idade.

Os pesquisadores descobriram que elas podem entender os latidos de um cachorro. Durante o estudo, os pesquisadores reproduziram sons de latidos ferozes e amigáveis, enquanto mostravam fotos de cães zangados e felizes.

Com os latidos amigáveis, as crianças olhavam para as fotos que continham cachorros felizes e vice-versa. Dessa forma, concluíram que os bebês podem entender instintivamente os tons de latidos.

Por fim, os bebês são realmente capazes de coisas surpreendentes, não é mesmo? Além de serem bastante fofinhos, são extremamente inteligentes.

Saiba como estimular o desenvolvimento do bebê

 

Confira as Novidades do Mundo dos famosos e Curiosidades, nunca vistas antes.

Compartilhar Post

Back to Blog