Cólicas em bebês: Como aliviar?
Cólicas em bebês é um problema bastante incômodo
Os pais de primeira viagem podem entrar em parafuso quando percebem que seu bebê começou a chorar. Uns nem imaginam que podem ser as terríveis cólicas, que tanto incomodam o pequeno.
Nesses momentos, resta recorrer aos avós ou pedir ajuda de qualquer outra pessoa com experiência. No entanto, as cólicas são uma das principais causas de choro nos bebês e é um problema que não pode ser desprezado.
Cólicas em bebês podem ser persistentes
Esse incômodo costuma aparecer a partir da segunda semana de nascimento e duram por volta dos 3 meses de vida, no entanto, em alguns casos, podem persistir.
Dessa forma, é importante que os pais reconheçam alguns sinais que a criança dá quanto está sentindo dores causadas por cólicas e são eles:
O bebê chora intensamente;
Pode arquear o corpo;
Estica as perninhas;
A barriga pode endurecer;
Enquanto chora, pode eliminar gases;
Sua face pode ficar mais avermelhada.
O que são as cólicas?
Embora muitos pais fiquem preocupados quando os episódios de cólicas no bebê se tornam frequentes, não é um problema grave. Elas acontecem porque o sistema digestivo ainda está se desenvolvendo, dessa forma, as contrações intestinais que servem para a movimentação do alimento, ainda não estão completamente coordenadas, causando as terríveis cólicas.
O que fazer durante crises de cólicas em bebês?
Use um paninho morno ou uma bolsa de água morna na barriguinha da criança, enquanto segura-a de barriga para baixo sobre sua mão;
Faça massagem em sua barriguinha, com movimentos circulares de forma suave;
Dê um banho de imersão para acalmar o bebê;
Converse com seu pediatra e peça orientação com relação aos medicamentos para aliviar os gases.
Como evitar as cólicas?
Com relação ao assunto, não existe um consenso, no entanto, alguns especialistas dão algumas recomendações para os pais, de como evitar esse tipo de desconforto. Dessa forma, evite alguns alimentos como:
Brócolis;
Feijão;
Ervilha;
Vagem;
Lentilha.
São vários os alimentos que podem facilitar as cólicas, no entanto, é sempre bom conversar com um pediatra de sua confiança e tirar quaisquer dúvidas que surjam.