Como estimular o desenvolvimento do bebê?
Como estimular o desenvolvimento do bebê até os 12 meses
Depois do nascimento do membro mais novo da família, é fundamental estimular o desenvolvimento dele, até que complete 1 aninho de vida. Por isso, elaboramos esse post que vai te dar dicas sobre como você pode fazer isso e deixar o seu pimpolho muito mais esperto no dia a dia. Continue a leitura!
Brinquedinhos
Talvez esse seja a melhor forma de estimular o desenvolvimento do seu filho. Nos primeiros meses de vida, a curiosidade do bebê deve ser aguçada, ao máximo. Por isso, use e abuse dos brinquedinhos para estimulá-lo durante essa fase. Tudo com acompanhamento de perto do papai ou da mamãe. Todo brinquedo que não ofereça risco para a integridade do pequeno e que possa contribuir para o seu desenvolvimento físico e intelectual, está valendo!
Explore as sensações
Tente deixar o bebê sempre à vontade. Quando manuseá-lo, chame-o pelo seu nome, explique o que você está fazendo. A partir daí, promova uma maior interação dele com os objetos. Deixe-o experimentar algumas sensações em partes do seu corpo. Capriche nas expressões faciais e mostre tudo para ele. Nessa fase, os bebês são muito visuais e prestam atenção em tudo. Faça barulhos e relacione-os com algum tipo de objeto. O toque é importantíssimo para o bebê nesse período.
Apresente novidades
Nem todas as crianças se interessam pelo mesmo tipo de brincadeira. É importante notar que tudo varia com a personalidade de cada uma delas. Dessa forma, saia do trivial e apresente novidades para o seu bebê, como uma nova forma de brincar, um brinquedo diferente, ou algum objeto que possa estimular a sua percepção sensorial e o seu desenvolvimento. Mas lembre-se que o principal objetivo é que toda essa saudável interação seja divertida para ambos. Jamais force a barra com o bebê.
Incentive o desenvolvimento do bebê
A partir do décimo mês de vida, os movimentos do pequeno já passam a ter mais coordenação. Dessa forma, que tal incentivá-lo a começar a andar segurando suas mãozinhas ou oferecer a colherzinha para ele tentar comer sozinho? Uma boa dica é colocar músicas ou brinquedos que emitam sons para estimular o ritmo da criança. Nessa fase, é fundamental que sejam introduzidas brincadeiras que estimulem os sentidos. A grande questão é incentivar o pequeno!
Conclusão
Enfim, agora você conhece nossas dicas sobre esse assunto. Então, que tal coloca-las em prática para deixar o desenvolvimento do seu filho ainda mais dinâmico e rápido? Vale lembrar que a interação e constante supervisão dos pais é fundamental em todo esse importante período. Afinal, a percepção de mundo acontece nos primeiros meses de vida de qualquer criança.
Saiba Como fazer um Chá de Bebê
Confira as Novidades do Mundo dos famosos e Curiosidades, nunca vistas antes.