Ler para bebês é muito importante

Voltar para Blog
ler

Ler para bebês é muito importante

Postado Por: Redação Categoria: Bebê 0

Ler para os bebês pode parecer besteira para alguns pais, no entanto, é algo de extrema importância e diremos o porquê

Mesmo que o seu filho seja muito pequeno e não consiga segurar um livro ou até mesmo conhecer as letras do alfabeto, nunca é cedo demais para a leitura. Dessa maneira, é importante que os pais comecem a ler para os pequenos desde o início. Esse gesto fornece blocos de construção que as crianças precisam para o desenvolvimento da linguagem.
Além disso, um estudo realizado em 2019 descobriu que os bebês que ouvem os pais lerem todos os dias, são expostos a cerca de 78 mil palavras por ano. Dessa forma, isso mostra que ao ler para o seu bebê a partir do nascimento, até os 5 anos, faz com que você o exponha a mais de 1,4 milhão de palavras.

Ler para a formação do bebê

ler

Esse hábito de leitura tem um impacto direto em suas futuras habilidades linguísticas, além de ser uma das maneiras mais fáceis para os pais prepararem os filhos para o sucesso escolar.

A leitura ajuda no desenvolvimento do bebê em várias maneiras. Ele se familiariza com os diferentes sons e palavras, no entanto, também cria um amor pelos livros, estimulando a imaginação e o aprendizado com relação ao mundo.

Mesmo que seu bebê não esteja falando, isso não significa que não está aprendendo. Na verdade, desde o nascimento, os bebês embarcam na jornada de aprender a falar. Isso porque o seu cérebro durante o primeiro ano de vida, está crescendo mais do que em qualquer outra época de sua existência.

A falta de leitura pode gerar consequências

ler

Ler para o bebê é bastante benéfico como pudemos ver, além disso, promovem saúde mental e social, não somente o sucesso nos estudos. Dessa maneira, não ler para a criança pode ter consequências negativas, pois estudos revelam que crianças sem contato com a leitura levam mais tempo para se desenvolver. A falta de alfabetização na infância também está ligada a problemas comportamentais, segundo psicólogos e demais especialistas.

Quando começar a ler para a criança?

A Academia Americana de Pediatria incentiva a leitura assim que a criança nasce. Dessa forma, os especialistas acreditam que o bebê reconhecerá sua voz com mais facilidade. Embora os recém-nascidos não entendam o que os pais estão lendo, eles podem reconhecer os tons e os ritmos. Portanto, se você quiser promover um desenvolvimento mais saudável e rápido para o seu bebê, pratique a leitura diária.

Compartilhar Post

Voltar para Blog