Como fazer o desmame do seu bebê
Desmame do bebê: Qual o momento correto de fazer isso?
Para as mães de primeira viagem ou até mesmo para as mais experientes, desmamar o filho pode ser algo complicado e por muitas vezes traumático. Isso acontece por diversos motivos e o principal deles é a falta de conhecimento do tempo certo para o bebê começar a tomar leite na mamadeira ou copo.
A introdução de outros alimentos, como as papinhas, são fundamentais em determinadas etapas da vida do bebê, evitando possíveis problemas de saúde por causa de uma alimentação irregular. Dessa forma, muitas mães se perguntam quando devem fazer o desmame.
Como saber que está na hora do desmame?
A resposta para essa pergunta depende bastante de cada criança, no entanto, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam que a amamentação seja o meio de alimentação exclusivo até os 6 meses de vida e que se estenda até os 2 anos. No entanto, esse tempo vai depender da criança e do estilo de vida da mãe.
Um sinal importante de que seu filho não necessita mais dos seios
Uma dica interessante é observar como seu filho anda mamando. Se a criança em vez de sugar o leite, mama como se estivesse usando a chupeta, é um forte sinal de que ela já não necessita mais ser amamentada pelos seios. Além disso, outro comportamento é solicitar o peito em vários momentos, mas mamar por poucos minutos assim que outra coisa desperta o interesse dela.
Como iniciar o desmame?
O segredo é fazer tudo com calma, de forma gradativa. A mãe deve começar a substituir uma mamada nos seios pela mamadeira ou pela papinha, dependendo da idade do filho.
Fique de olho na reação da criança e quando ela se habituar, comece a trocar os horários, oferecendo o leite materno em outros momentos, para o bebê estranhar menos.
Outras dicas importantes
1. Evite cantinhos de amamentar para evitar o desejo de mamar na criança
Muitas mães têm locais próprios para isso, como cadeiras ou até mesmo um cômodo da casa específico para isso. Tente utilizar outros cômodos;
2. Seios doloridos devem ser motivo de atenção
Se ao desmamar seu filho e sentir os seios doloridos e cheios, significa que o desmame foi feito de maneira muito apressada. A solução é ordenhar os seios até sentir-se mais confortável e após isso, colocar compressas frias por 10 minutos. Isso deve aliviar o desconforto.
3. A falta de amamentação não diminui a ligação entre mãe e filho
Muitas mães morrem de receio de que esse processo de mudança mude a ligação do filho com ela, no entanto, existem outras formas de aumentar esse vínculo. Pode ser um banho antes de dormir, o hábito de cantar para a criança ou até mesmo as outras formas de alimentação, que se tornarão um momento especial entre ambos.
4. Como manter o bebê nutrido
A ausência do peito não fará com que seu filho fique desnutrido, afinal, você deve introduzir o leite na mamadeira ou copinho, além de outras formas de alimentação, como as papinhas doces e salgadas, por exemplo.
Enfim, o desmame não é uma tarefa fácil nem para a mãe e nem para o bebê, mas é um processo natural que faz parte do desenvolvimento da criança e extremamente necessário no momento certo da vida do seu pequeno.