Como lidar com as emoções durante a gravidez?
Como lidar com as emoções durante a gravidez?
Gravidez e as inúmeras emoções.
Mistura de sentimentos na gravidez.
Desde a descoberta da gestação até o final desse complicado período, a mulher pode sentir um turbilhão de emoções. O fato de lidar com insegurança, alegria, medo, ansiedade, estresse, entre diversas outras sensações, não é nada fácil.
Por isso, preparamos esse artigo que vai te mostrar como você pode lidar com suas emoções durante a gravidez. Pode acreditar, mas não é aquele bicho de sete cabeças que todo mundo fala. Continue a leitura e saiba mais.
Como lidar com as emoções durante a gravidez?
Mantenha a calma, principalmente no primeiro trimestre
Sabemos que não é fácil assimilar a ideia de uma gravidez, principalmente se você não estava esperando. É natural, nos três primeiros meses, os nervos ficarem à flor da pele, especialmente se você for mãe de primeira viagem.
Mas é fundamental manter a calma durante esse turbulento período, em que existe uma acentuada alteração hormonal. Mantenha a cabeça no lugar e tenha a certeza de que tudo vai passar. Quando as emoções estiverem mais afloradas, respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca. Faça isso 10 vezes seguidas.
Como lidar com as emoções durante a gravidez?
Aceite as mudanças em seu corpo
Você está grávida, por isso, alterações em seu corpo são inevitáveis. O tamanho da barriga e dos seios aumenta, o desejo sexual pode diminuir e a autoestima ficar baixa por causa das mudanças. Mas você não pode deixar se abater por isso. Basta aceitar. Lembre-se: tudo passa!(Leia mais…)
Tente-se manter bonita e sexy, valorizando partes do seu corpo que acredita que sejam mais atraentes. Não é porque você está grávida que não pode apostar em um ousado decote ou em um short jeans que mostre suas belas pernas, certo? Aceite as mudanças, mas não se abata com elas!
Controle a sua ansiedade
Com o passar dos meses de gravidez, já é possível sentir o coraçãozinho do bebê e até saber o sexo. É completamente natural bater aquela ansiedade de dar à luz o mais depressa possível e sentir nos braços quem você gerou.
Mas calma, pois tudo tem o seu tempo. Por isso, por mais que seja difícil, saiba controlar a sua ansiedade. Uma boa dica é fazer duas ou três sessões semanais de meditação ou yoga. Mantenha o pensamento positivo e saiba esperar o momento certo, sem pessimismo ou atitudes impensadas.
Converse com outras mães
Se tudo está sendo novo para você e está se sentindo completamente perdida em meio a tantas informações, que tal conversar com outras mães que também passaram por isso? Pode ajudar bastante a deixar essa fase bem mais leve.
A troca de experiências é sempre bem-vinda, ou seja, quanto mais informações você tiver, melhor. Por isso, procure saber sobre tudo que circunda uma gravidez, pois pode ser de grande valia, até mesmo para amenizar suas emoções.
Conclusão
A gravidez é um período delicado e único na vida de uma mulher, mas saber controlar as emoções pode deixar tudo mais tranquilo. Afinal, você precisa estar bem emocionalmente para trazer ao mundo quem você vai mais amar na vida. Pense nisso!