Depressão Pós-Parto: O que você precisa saber
A depressão pós-parto é um mal que atinge uma grande quantidade de mulheres
Geralmente, ter um bebê é motivo de alegria para boa parte das mães, mesmo aquelas de primeira viagem, que podem ficar assustadas com a novidade. No entanto, depois de qualquer medo ou dúvida inicial, a felicidade de sentir aquele ser tão amado crescendo dentro do ventre, se torna cada vez mais evidente.
Os meses vão passando e a ansiedade para ver a carinha do bebê é imensa, entretanto, após o nascimento, alguma coisa começa a acontecer com a mãe, em vez de ficar extasiada com a vinda do novo membro, a mulher acaba sentindo-se oprimida e infeliz. Esses são alguns sintomas da terrível depressão pós-parto.
O que é a depressão pós-parto?
A depressão pós-parto é uma condição médica muito séria, afetando algumas mães após darem à luz aos seus bebês, no entanto, cada mulher pode vivenciar a depressão pós-parto de maneiras diferentes.
Algumas sentem uma tristeza profunda, sentimentos de opressão, indiferença ou estresse, gerando a perda do interesse no filho e pela vida em geral. A depressão pós-parto pode começar em qualquer momento depois do nascimento da criança, contudo, mais comumente se apresenta entre uma semana a um mês depois do parto.
Duração da depressão pós-parto
Não existe um tempo certo para a melhora desse quadro, entretanto, os sintomas podem durar várias semanas, meses ou até um ano ou mais.
Quais são os sintomas?
Para detectar o problema é fundamental o acompanhamento de um especialista, no entanto, existem alguns sintomas que podem ser um sinal de alerta com relação a depressão pós-parto.
1. Choro frequente
2. Irritabilidade sem motivo
3. Sono interrompido ou desejo de dormir o dia inteiro
4. Problemas alimentares, como a falta de apetite ou vontade excessiva de comer
5. Sentimentos de tristeza e falta de esperança
6. Ansiedade severa
7. Perda de interesse nas atividades que antes gostava
8. Isolamento social
9. Sentimentos de que é uma mãe ruim
10. Incapacidade de cuidar de si ou do bebê
11. Ter pensamentos assustadores ou obsessivos com o bebê
12. Pouco interesse na criança que acabou de nascer
Esses são alguns dos sintomas, entretanto, como já dito, cada mulher vivencia essa experiência de forma diferente, de qualquer maneira, se você se encaixa com boa parte desses sintomas é importante buscar ajuda profissional urgente.
Após o diagnostico médico, o profissional vai indicar o tratamento mais adequado para cada caso. A depressão pós-parto é um problema passageiro cujas causas são desconhecidas, mas acredita-se que as mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mãe, podem desencadear o problema. Dessa forma, se você está vivenciando uma depressão, não deixe de procurar ajuda, assim você terá uma vida saudável e feliz com o seu bebê.