Dicas para alimentar melhor o seu bebê
Confira algumas dicas para alimentar seu bebê com mais qualidade e fazer com que ele cresça forte e saudável
Alimentar um bebê não é uma tarefa tão complicada, no entanto, alguns cuidados são fundamentais para fazer com que seu filho cresça de forma adequada. A má alimentação pode fazer com que a criança demore para se desenvolver, além de atrapalhar o trabalho do sistema imunológico, facilitando algumas doenças.
Dessa forma, daremos algumas dicas bastante simples, contudo, excelentes para você conhecer um pouco mais da nutrição correta para o seu pequeno.
Dicas para alimentar melhor o bebê
Escolha dos ingredientes
Selecionar bem os ingredientes é fundamental para uma boa alimentação. Escolha sempre legumes, frutas e verduras com um bom aspecto e de boa procedência, além de verificar sempre o prazo de validade dos mesmos.
Cuidado com a higienização
Todos os ingredientes citados devem ser cuidadosamente higienizados. Dessa forma, procure lavar e deixar em uma solução de hipoclorito por 15 minutos.
Manuseio dos alimentos
Na hora de cozinhar lave bem as mãos, principalmente em tempos de pandemia. Todo cuidado deve ser redobrado, pois, além do coronavírus, outras doenças podem ser repassadas pela falta de higiene.
Validade das papinhas
A maioria das papinhas podem ficar na geladeira pelo período de 24 horas ou durante três meses no congelador, desde que não tenham sido descongeladas anteriormente.
Congelamento adequado
Na hora de congelar, utilize potes que possam ser colocados no micro-ondas e no freezer. Feche bem os potes e coloque etiquetas com o nome e a validade. Para descongelar utilize micro-ondas ou banho-maria.
Tipos de alimentos ideais
Frutas: Ricas em vitaminas, fibras, minerais e carboidratos, sendo uma excelente fonte de energia.
Carnes e ovos: Ricos em proteína animal e ferro, que previne a anemia.
Cereais, pães e tubérculos: Esses alimentos, que incluem arroz, mandioca, batata e macarrão, são ricos em carboidratos e aumentam a energia.
Leguminosas: Feijão, lentilha, grão de bico e outros alimentos do gênero, também são fontes de carboidratos, ferro e proteínas.
Verduras e legumes: Ricos em vitaminas, minerais e fibras, no entanto, devem ser variados, pois cada grupo contém diferentes fontes de vitaminas.