Back to Blog
laqueadura

Laqueadura: Saiba mais sobre a esterilização feminina

Postado Por: Redação Categoria: Mãe

A laqueadura ainda causa dúvida em muitas mulheres, dessa forma, vamos te ajudar a esclarecer mais esse tema

A laqueadura é uma boa opção para aquelas mulheres que já tiveram filhos e querem fechar a fábrica definitivamente. No entanto, o assunto gera polêmica, já que muitas mulheres morrem de medo de realizar o procedimento e por alguma razão não conseguirem reverter.

Essa é uma dúvida bastante comum, além de um mito, dependendo da forma de esterilização que a mulher escolha. Dessa forma, vamos explicar um pouco mais sobre a laqueadura e responder as perguntas mais frequentes com relação ao tema.

Como é a cirurgia de laqueadura?

laqueadura

A laqueadura é tão comum, que nos Estados Unidos, mais de 600 mil mulheres são submetidas a esse procedimento anualmente. Pode ser conhecida por outros termos como: Ligadura de Trompas ou Tubária. Há dois tipos de laqueadura que podem ser via vaginal ou abdominal.

O procedimento é na maioria das vezes bastante simples, levando em média 40 minutos para ser realizado. A paciente é anestesiada e o médico promove incisões para, em seguida, inserir um pequeno dispositivo para localizar as trompas. Após amarrar, cortar ou apertas as tubas uterinas, a incisão é fechada com pequenos pontos.

O que é verdade e mito nesse procedimento

Vários mitos são espalhados com relação à laqueadura, fazendo com que muitas mulheres tenham receio. Dessa maneira, precisamos falar sobre o que é real e o que se trata de mito.

A mulher corre o risco de engravidar novamente

laqueadura

A laqueadura é um método contraceptivo seguro, contudo, como todos os outros, sua eficácia não é de 100%. No entanto, existe apenas 1% de chances de a mulher engravidar. Dessa forma, isso significa que a cada 100 mulheres, uma delas pode ficar grávida após o procedimento.

A laqueadura tem efeitos colaterais com o tempo

laqueadura

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a laqueadura não possui efeitos colaterais a longo prazo, ao contrário do que muitos pensam. Além disso, não interfere na amamentação quando é feita após o parto.

A recuperação é complicada

laqueadura

Após o procedimento, é importante que a mulher se cuide e siga as recomendações médicas para evitar problemas. Seguindo o que se deve, a recuperação tem tudo para ser bastante tranquila. A dica é manter uma alimentação saudável e evitar contato íntimo e tarefas pesadas.

Pode ser revertida?

Em alguns casos a mulher pode realizar uma cirurgia de recanalização das trompas ou caso queira engravidar, realizar uma fertilização assistida.

A ligadura das trompas faz a mulher engordar?

Não, de forma alguma. O procedimento não interfere no peso da mulher.

Agora que você esclareceu algumas dúvidas, pode buscar se inteirar ainda mais sobre o assunto conversando com o seu médico.

Compartilhar Post

Back to Blog