A verdadeira origem do dia das mães

Voltar para Blog
dia das mães

A verdadeira origem do dia das mães

Postado Por: Redação Categoria: Mãe 0

Você conhece a origem do dia das mães?

O dia das mães é uma das datas comemorativas mais importantes do planeta. Sendo uma das épocas mais lucrativas do comércio, superando o dia dos pais e outras datas de suma importância.

Existem muitas controvérsias no que diz respeito ao dia, entretanto, a origem do dia das mães remonta à época da Grécia Antiga. Durante esse período, a mãe dos Deuses, Rhea, era homenageada em todo início de primavera.

dia das mães

O dia das mães e o Cristianismo

Quando o Cristianismo surgiu, o império Romano passou a celebrar a data no 4° domingo da Quaresma, no entanto, foi no século XVII que a data ganhou mais força, pois a população da Inglaterra começou a comemorar na igreja, no que ficou conhecido como “Domingo das Mães”.

Durante esse período, a data se tornou muito importante, principalmente para os mais pobres, que viam a oportunidade de uma folga para que pudessem visitar as igrejas com suas mães e demais parentes.

 

O dia das mães como conhecemos

Esse dia tão especial, da forma que conhecemos hoje, sofreu uma transformação nos Estados Unidos, no início do século XX. Anna Jarvis, era uma metodista que ficou bastante deprimida ao perder sua mãe, a ativista Maria Jarvis. A data foi aprovada pelo congresso americano, no entanto, Anna se arrependeu de tê-la criado, tudo por conta do forte apelo comercial que acabou gerando e persiste até os dias atuais.

 

Dia das mães no Brasil

Em nosso país a data foi oficializada por Getúlio Vargas, em 1932, para ser comemorada no segundo domingo do mês de maio, no entanto, a primeira celebração ocorreu em 12 de maio de 1918. No ano de 1947, a Igreja Católica incluiu essa data tão importante em seu calendário.

Independente do incentivo comercial que o dia das mães possui, é feriado para celebrar a presença do ser iluminado e gerador de vida, que nos ensinou desde cedo o poder transformador do amor. Aproveite o dia, abrace e curta a companhia da sua rainha!

Compartilhar Post

Voltar para Blog