Vacina contra Covid-19 na gravidez

Voltar para Blog
vacina

Vacina contra Covid-19 na gravidez

Postado Por: Redação Categoria: Mãe 0

Está tentando engravidar? Você pode se vacinar contra a Covid-19 também!

Primeiramente aconselhamos que você sempre verifique com o seu profissional de saúde se tiver alguma dúvida sobre ser vacinada, as maiores autoridades de saúde garantem a segurança da vacina contra a Covid-19.

A jornada para conceber uma criança é uma montanha-russa de emoções, principalmente no meio de uma pandemia, a vacina foi produzida de uma forma acelerada e é natural se perguntar se é seguro. Poucos dados estão disponíveis para a avaliação da segurança da vacina, é sabido que há risco de gravidade da doença para gestantes.

vacina

Sociedades profissionais que tomam conta dos cuidados com a saúde da mulher que está em idade de reproduzir, e as mulheres que estão tentando engravidar, aconselharam que todas as mulheres tomem a vacina sem que seja necessário um teste de gravidez. Não há muitas informações a respeito dos riscos de se vacinar durante a gravidez, porém as vacinas atuais atendem aos regulamentos fechados que as torna seguras para o público no geral.

É seguro tomar a vacina nessa fase?

Jessica Madden, diretora médica do Hospital Rainbow Babies and Children’s em Ohio, diz que não há risco associado ao tomar vacina tentando engravidar, essa é uma questão que será respondida ao longo dos próximos meses, porque dados serão levantados com base nos resultados das mulheres que se vacinaram grávidas ou durante a gravidez. Por isso é aconselhado especialmente para adultos que tenham condições de saúde que levam ao agravo da Covid.

É importante ressaltar que a vacina não causa infertilidade, ela não contém o vírus vivo como em outras vacinas e, por este fato, ela fisiológica e biologicamente impossível de desencadear uma infertilidade para a mulher. Outro fato é que não há a necessidade de parar a amamentação caso você se vacine, algumas pesquisas apontam a possível passagem de um certo nível de proteção, protegendo-o de infecções.

Os especialistas de saúde recomendam que a maioria dos adultos, mulheres grávidas e lactantes neste grupo também, recebam a vacina, porém consulte seu próprio médico sobre riscos potenciais e analisem um plano da vacinação que funcione do melhor jeito para você.

Compartilhar Post

Voltar para Blog