Verdades que você precisa saber sobre alimentação infantil

Voltar para Blog
Verdades sobre alimentação infantil

Verdades que você precisa saber sobre alimentação infantil

Postado Por: Gleide Selma Categoria: Mãe 0

Uma Alimentação saudável é um requisito
essencial para o crescimento e desenvolvimento de seu bebê

 

Verdades que você precisa saber sobre alimentação infantil.

Desde o nascimento do bebê, a alimentação é um assunto que preocupa e enche de dúvidas a mamãe. Começando pela amamentação, seguindo com a introdução alimentar e assim por diante.

Nesse artigo você vai encontrar algumas respostas à dúvidas frequentes das mamães sobre alimentação infantil.

Fique conosco e saiba um pouco mais.

 

Verdades

 

VERDADE?

A consistência dos alimentos ajuda a desenvolver a musculatura infantil 

 

Sim é verdade. Desde a amamentação, com o exercício que a criança faz para retirar o leite da mama a musculatura facial vem sendo desenvolvida.

A amamentação também estimula o desenvolvimento da cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duto, o que é fundamental para o correto alinhamento dos dentes.

Conforme a criança vai crescendo e entra na alimentação complementar a consistência dos alimentos deve aumentar progressivamente até chegar à consistência da alimentação da família.

A consistência dos alimentos interfere no esforço que a criança vai fazer e consequentemente na força que ela utilizará para mastigar os alimentos. Nesse processo ela pode desenvolver mais ou menos a sua musculatura orofacial, bem como, fortalecer os dentes que estão em fase de crescimento, o próprio processo de mastigação e deglutição e o controle da respiração durante o ato de comer.

 

Verdades que você precisa saber sobre alimentação infantil.

 

Alimentos com corantes causam uma série de alergias alimentares – VERDADE

 

Mais uma verdade que a mamãe precisa saber.

A hipersensibilidade ou alergia alimentar caracteriza-se por reações adversas após a ingestão de alimentos, resultantes de uma resposta imunológica anormal ou exagerada às proteínas presentes nesses alimentos.

Em geral, essas reações acontecem pela introdução precoce de alimentos ricos em substancias alergênicas, como, por exemplo, os corantes. Os corantes, em geral, estão presentes em produtos processados e ultraprocessados. Assim, a alimentação das crianças deve ser baseada em alimentos naturais, frescos e variados.

 

Verdades

 

Alimentos enlatados e industrializados fazem mal a saúde e devem ser evitados – VERDADE

 

Verdade – Por mais práticos e fáceis de serem utilizados os alimentos industrializados,  açucarados, ricos em gordura, ricos em sódio e corantes devem sempre ser evitados, principalmente nos primeiros anos de vida.

Os refrigerantes, salgadinhos chips, refresco em pó, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, dentre outros, podem trazer uma série de riscos à saúde infantil, até mesmo a obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão, anemias, alergias, dentre outros, fatores esses que podem perdurar até a idade adulta.

Sabe-se que as crianças nascem com preferência ao sabor doce; portanto, oferecer alimentos adicionados de açúcar ou alimentos com grandes quantidades de energia faz com que a criança se desinteresse por alimentos saudáveis como cereais, verduras e legumes, alimentos que são fontes de nutrientes importantes.

Assim, o melhor é priorizar alimentos naturais e frescos desde a introdução da alimentação complementar, a fim de formar um hábito alimentar saudável e manter esse padrão ao longo de toda infância, adolescência e vida adulta.

 

Dica:

É fundamental criar uma rotina alimentar e não fazer o uso de barganhas e chantagens envolvendo a alimentação da criança. Temos uma gama de alimentos naturais e ricos em nutrientes que devem ser experimentados desde a infância.

 

Mitos sobre alimentação infantil

Confira as Novidades do Mundo dos famosos e Curiosidades, nunca vistas antes.

 

 

Compartilhar Post

Voltar para Blog