7 Alimentos para evitar durante a gravidez
Alguns alimentos podem fazer mal para as mulheres grávidas e até prejudicar o bebê que está por vir. Dessa forma, é importante ficar atenta ao que você come
Os alimentos que você escolhe comer durante a gravidez podem ter um forte impacto nesse período. Isso ocorre porque alguns alimentos podem deixar a mãe e até mesmo o bebê, doentes. Dessa maneira, certifique-se de saber os fatos mais importantes sobre a alimentação nesse período.
Antes de tudo, adiantamos que os melhores alimentos são aqueles recém-cozinhados e os mais frescos possíveis. Sendo assim, fique de olho nas dicas a seguir e viva uma gravidez muito mais saudável.
Alimentos proibidos na gravidez
1. Alguns tipos de queijos
Evite comer alguns tipos de queijos moles, principalmente curados com mofo. Alguns queijos que você deve evitar também incluem o gorgonzola, brie e o chevre, um tipo de queijo de cabra. Os queijos liberados são: Cheddar, parmesão e outros que contenham pouca água. O motivo disso é que os queijos moles contêm mais líquido, dessa forma, são mais propensos ao crescimento de bactérias.
2. Patês
Evite todos os tipos de patê, pois eles podem conter listeria, um tipo de bactéria que prejudica o feto. Até mesmo os patês vegetais podem ser prejudiciais.
3. Ovos crus ou mal cozidos
O ovo é um dos alimentos mais consumidos nos lares brasileiros, no entanto, pode ser perigoso se feito de forma indevida. Evite se alimentar de ovos crus ou parcialmente cozidos. Dê preferência para gemas e claras sólidas.
4. Carne mal passada
Cozinhe bem as carnes vermelhas e de aves, para que não tenham nenhum vestígio de sangue. A carne mal passada pode provocar toxoplasmose, uma infecção parasitária bastante perigosa. Dessa maneira, ao preparar carnes, certifique-se de que as superfícies estão limpas, além de lembrar de lavar suas mãos frequentemente ao manipular os alimentos.
5. Fígado
O fígado é um excelente alimento, entretanto, contém uma grande quantidade de vitamina A. Dessa forma, o excesso dela pode acabar prejudicando o bebê, portanto, evite comer fígado e derivados.
6. Mariscos crus
Os mariscos crus podem conter bactérias e vírus nocivos à saúde. Todos os anos, são contabilizados vários casos de morte por causa desses alimentos. Sendo assim, para as grávidas pode ser ainda mais complicado.
7. Cafeína
Tomar uma boa xícara de café é a melhor forma de começar o dia, contudo, altos níveis de cafeína podem provocar abortos. Dessa maneira, alguns refrigerantes, energéticos, achocolatados e até mesmo alguns remédios, podem conter a substância.