Como cuidar da primeira dentição do bebê

Voltar para Blog

Como cuidar da primeira dentição do bebê

Postado Por: Redação Categoria: Bebê 0

A primeira dentição do bebê pode gerar muita ansiedade nos pais. Aprenda alguns cuidados antes e durante esse processo

Os sintomas da primeira costumam aparecer entre os 6 e 10 meses de idade. Entretanto, pode ocorrer do bebê desenvolver os dentes precocemente, por volta dos 3 meses de idade. Os pais de primeira viagem ficam meio apavorados com as reações do bebê, contudo, a primeira dentição não é um bicho de sete cabeças.

No início dessa fase é importante que os responsáveis tomem alguns cuidados, inclusive, especialistas recomendam que eles comecem até mesmo antes da aparição do primeiro dentinho. Sendo assim, confira algumas dicas importantes ao longo dessa matéria.

O desenvolvimento da primeira dentição do bebê

Os dentes do bebê começam a se desenvolver enquanto ele ainda está no útero. Dessa forma, os botões dos dentes vão se formando na gengiva. Portanto, é importante tomar alguns precoces. A primeira dentição pode aparecer ao mesmo tempo, ou pode surgir somente um dentinho por vez, isso é normal.

Eles podem vir meio tortinhos, no entanto, se endireitam com o tempo. Os últimos dentes que aparecem são os segundos molares, situados na parte de trás da boca, no lado superior e inferior. Geralmente, esses dentes aparecem por volta do segundo aniversário, dessa maneira, aos 3 anos, seu filho pode ter 20 dentes de leite.

Sintomas da dentição do bebê

primeira dentição

É normal algumas crianças passarem por essa fase sem sintomas, entretanto, outras podem sentir algum tipo de desconforto. Os sinais mais comuns incluem:

1. Irritação ou agitação da criança
2. Excesso de baba
3. Gengivas inchadas e com uma sensibilidade maior
4. O bebê se recusa a comer
5. Dificuldade em dormir
6. Esfregar o rosto em excesso

Alguns pais também relatam que o bebê chega a ficar com febre, diarreia ou até mesmo coriza pouco antes da chegada da primeira dentição.

Como ajudar o bebê a se sentir melhor?

primeira dentição

Dê ao seu filho algo para mastigar, como um mordedor de borracha firme ou uma toalhinha fria, colocada na geladeira e não no freezer. Além disso, você pode esfregar o dedo limpo com delicadeza nas gengivas do bebê e oferecer alimentos frios caso ele tenha idade para comer sólidos.

A primeira dentição não precisa ser um processo difícil, os pais devem se atentar e seguir as soluções citadas.

Compartilhar Post

Voltar para Blog