Fases da alimentação do bebê até os 12 meses
As importantes fases da alimentação do bebê
Você acabou de ganhar o seu primeiro filho e está curtindo esse momento mágico. Isso é ótimo e muito saudável. Mas você sabia que existem algumas fases da alimentação do seu bebê até que ele complete 1 aninho de vida? É verdade! Continue a leitura desse post e saiba mais a respeito. Seu pequeno merece todo esse cuidado.
0 a 6 meses
Nessa fase, é fundamental que o recém-nascido se alimente exclusivamente de leite materno. Esse alimento contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça com saúde e ganhe peso nos primeiros meses de vida. O ideal é que a mãe não ofereça nada mais além do seu próprio leite, que é vital para a vida do bebê. O número de amamentações pode variar muito, mas o ideal é que seja pelo menos 5 vezes ao dia.
6-7 meses
A mamãe já pode introduzir papinhas, frutas amassadas, verduras e tubérculos em forma de purê. Tenha o cuidado de verificar se não existe pedaços de alimentos na comidinha do pequeno, pois os riscos de engasgamento são altos. Esses alimentos vão contribuir para fortalecer o sistema imunológico do seu filho. Não se esqueça da água pura, que pode ser dada na mamadeira.
7-9 meses
Chegou a hora do pimpolho saborear um delicioso iogurte natural, biscoitos papa-ovo ou Maria. Também pode ser dado queijo ralado, entre outros alimentos que não provoquem engasgamento. Você também pode incluir na dieta do pequeno um delicioso mingau de milho, aveia, trigo ou centeio. Uma boa dica é preparar esse alimento com o seu próprio leite materno ou desnatado. Vitaminas de frutas também podem ser incluídas na dieta.
10-12 meses
Durante essa fase da alimentação do seu filho, você já pode começar a oferecer carne de frango sem osso. Lembre-se que os alimentos ainda precisam ter consistência mole, para facilitar digestão e a mastigação, já que os dentes de leite ainda estão nascendo. Ovo cozido inteiro, arroz e feijão também podem ser gradualmente incluídos na dieta. Carnes vermelhas não estão proibidas, desde que seja esporadicamente.
Dica extra
Mesmo que sejam uma delícia e uma tentação até para os adultos, evite oferecer para a criança alimentos com alto teor de açúcar ou gordura, pois podem causar cáries e dificultar a digestão. O ideal é que a mamãe acostume o pequeno com uma alimentação equilibrada, desde cedo.
Conclusão
Por fim, agora que você acabou de conhecer nossas dicas sobre os tipos de alimentos recomendados para o seu bebê até os 12 meses de vida, que tal começar a segui-las à risca e deixar o seu pimpolho muito mais saudável no dia a dia? Pode acreditar, você não vai se arrepender. No futuro, ele vai te agradecer por isso.