Curiosidades sobre a gravidez que você não sabia
Curiosidades sobre a gravidez, sobre o bebê, a mamãe e toda essa jornada
O processo da gravidez carrega um ar mágico, desde o momento em que a gestação é descoberta ao dia do nascimento. A mamãe tem a capacidade de sentir as mudanças do seu bebê, sentir o crescimento e muitas coisas. A gestante muda bastante durante a gravidez, algumas dessas mudanças são mais perceptíveis, outras nem tanto.
No caminho da espera do bebê, essas informações são úteis de qualquer maneira, são muitas curiosidades sobre a gravidez que nem todo mundo sabe.
O útero aumenta de tamanho muitas vezes
Ocorre uma adaptação do corpo todo conforme o bebê vai se desenvolvendo no ventre da mãe, da mesma maneira o útero se comporta. Ele chega a se expandir em até quinhentas vezes o próprio tamanho, depois do nascimento do bebê ele começa a diminuir de tamanho até ficar praticamente do mesmo jeito que era antes da gravidez.
O tamanho do coração da mãe aumenta
Ao longo da gravidez, o fluxo de sangue da mãe aumenta em torno de quarenta por cento, por isso o aumento acontece. Consequentemente, os batimentos cardíacos ficam mais rápidos do que o de costume, dessa forma, o coração trabalha no ritmo necessário para suprir tudo que o bebê precisa.
A placenta tem um período vital
A placenta é um órgão criado de forma natural durante a gestação, nela fica a ligação entre as vidas de mãe e do bebê. É pela placenta que o feto recebe os nutrientes e o oxigênio necessário para o desenvolvimento, quando a gravidez termina, ela se decompõe naturalmente porque perde a utilidade.
O pai é quem define o sexo masculino
Em resumo, todos os óvulos são femininos, enquanto os espermatozoides são masculinos ou femininos. Por isso é certo dizer que o sexo é determinado pelo cromossomo masculino, já que a mulher tem o cromossomo X e o homem tem um cromossomo X e um Y.
O olfato fica mais sensível
As grávidas têm o olfato mais acentuado, sentem cheiros que passariam despercebidos por outras pessoas. Um dos motivos é o aumento dos estrogênios, e por outro lado acredita-se que o olfato apura para funcionar a fim de não ingerir alimentos que possam fazer mal ao bebê.
O bebê faz muitas coisas dentro do útero
Após a décima semana de gestação o neném começa a se movimentar dentro do útero, ele sonha, chupa o dedo, boceja e chora. Depois do quarto mês, o bebê urina, chegando à quantidade de um litro por dia.