Back to Blog
eclâmpsia

Eclâmpsia na gravidez: Saiba como ocorre

Postado Por: Redação Categoria: Mãe

A eclâmpsia é um problema que acomete muitas gestantes

Durante a gestação ocorrem problemas que podem afetar o feto, ou mesmo a mãe do bebê. A eclampsia é uma doença em que a pressão arterial da gestante fica alterada, desenvolvendo hipertensão arterial. A manifestação se dá através de crises convulsivas, em gestantes que apresentam a pré-eclâmpsia.

Comparando os sintomas é um meio de estabelecer algum discernimento sobre a doença, já que a própria medicina tradicional não traça com precisão.

eclâmpsia

No entanto, são listados alguns fatores que indicam risco: gestação gemelar, gravidez após os trinta e cinco anos de idade, ou antes dos dezoito, histórico de doenças na família, obesidade, lúpus, diabetes, hipertensão arterial sistêmica crônica, e casos de primeira gestação.

Na pré-eclâmpsia podemos observar o aumento da pressão arterial, alguma perda de coisas como proteína através da urina. Ela pode ganhar peso, apresentar edemas e ser assintomática, o que torna o processo mais difícil de diagnosticar.

A eclampsia traz convulsões, muita dor estomacal, dor de cabeça, vômito e sangramento vaginal são sintomas recorrentes, assim como perturbações visuais.

Para evitar a única forma é ter olho literalmente clínico, no caso, em quadros mais graves podem ser administrados anticonvulsivantes e remédios anti-hipertensivos. a regressão se dá após a retirada da placenta.

O diagnóstico é baseado no histórico clínico da gestante, em possíveis sintomas e em resultados do laboratório, que inclui exame de urina. O pré-natal deve ser rigoroso, com ingestão de vitaminas e visitas regulares ao médico, quando diagnosticada, é recomendado bastante repouso e tratamento imediato.

Geralmente o parto é prematuro e necessita de cuidados especiais, a gestante é previamente tratada para baixar a pressão arterial. A alimentação passa a ser observada e é necessária a redução do sal em todas as refeições. É recomendável uma quantidade compatível de atividades físicas, tudo depende do quadro clínico e das indicações médicas, cada grávida tem suas necessidades especiais.

Por fim, depois do parto, a mulher é monitorada pelos riscos de convulsão e pelo surgimento, ou não, de complicações. O acompanhamento com profissionais é imprescindível para que a mamãe e a criança sigam com saúde!

 

Saiba Mais sobre a importância da Alimentação na Gravidez

 

Confira as Novidades do Mundo dos famosos e Curiosidades nunca vistas antes.

Compartilhar Post

Back to Blog