Método BLW (desmame guiado pelo bebê). Você conhece?
Mamãe, você conhece o método BLW?
Através do método BLW a autonomia, o desenvolvimento e o ritmo do bebê são respeitados.
As iniciais BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning (que em português significa o “desmame guiado pelo bebê”).
Desde o primeiro minuto de vida até os 6 meses é recomendado o aleitamento materno exclusivo. Ou seja, o bebê recebe como alimento apenas o leite materno.
(Ou em casos específicos a fórmula infantil).
A partir do sexto mês comece oferecer alimentos a seu bebê. Inicie com frutas e gradativamente introduza novos alimentos mês a mês.
Inicialmente, recomenda-se que os alimentos sejam cortados de forma que o bebê não corra riscos. Devem ser oferecidos no pratinho.
Sempre supervisionado por um adulto.
Método BLW respeita a autonomia do bebê
O melhor formato para cortar os alimentos é em “palito”. Dependendo do alimento vale cozinhar, para que o bebê consiga triturar com as gengivas e então engolir.
Se você tiver com dúvida sobre a consistência, coloque o alimento na boca e tente amassá-lo apenas com a língua no céu da boca.
No caso de frutas, ofereça sem cascas, de forma colorida para chamar atenção do bebê. Respeite o tempo e a saciedade dele.
Nesse método deve-se oferecer ao bebê somente alimentos que possam ser segurados com as mãozinhas. Por esse motivo, sopas, caldos, purê ou papa não devem ser oferecidos ao bebê.
Método BLW – Desmame guiado pelo bebê
Mamãe, lembre-se de não condimentar muito a comidinha.Isso ajudará o bebê reconhecer o real sabor do alimento.
É comum o bebê estranhar o sabor dos alimentos dando a impressão de “não gostar” de algum.
Lembre-se, ele está se acostumando com os sabores e texturas. Aos poucos irá saborear cada alimento e se adaptar a eles.
Ofereça de três a quatro tipos de alimentos em cada refeição.
Não é apenas o paladar que conta, a textura, o cheiro, as cores também são perceptíveis pelo bebê.
Tenha paciência, porque certamente, no início, ele fará uma baguncinha e está tudo dentro do normal.
O bebê não deve ser punido por isso. Conforme for crescendo entenderá melhor como deve ser feito.
Quando você perceber que o bebê não esta mais interessado nos alimentos, que perdeu a curiosidade e que não está levando as mãos até a boquinha, é sinal de que ele já comeu o suficiente.
Lembre-se, aqui a autonomia e o tempo do bebê devem ser respeitados.
A coordenação motora do bebê é favorecida através deste método. Isso porque ele próprio pega os alimentos e os leva até a boca.
O leitinho da mamãe é extremamente bem vindo para complementar a amamentação e é recomendada por até 2 anos ou mais. Assim pode-se garantir vitaminas e nutrientes ao bebê de maneira segura e prática.
Obs: Nunca deixe o bebê sozinho na hora da refeição. Deixe-o sentado com as costas encostadas na cadeira. O tronco deve estar sempre reto. Dessa forma é possivel ter mais segurança e garantir que seu bebê não engasgue.